No menu Vendas, temos a opção Pedido. Ao clicar nela, o sistema abrirá uma nova aba e liberará a tela do caixa ou PDV para o usuário. Nessa tela, o operador poderá realizar as vendas dos clientes.
Começando no canto direito, onde aparece o nome do operador, ao clicar na engrenagem, o sistema oferece as opções de Sangria, Suprimento e Fechamento de Caixa. O operador pode iniciar o turno realizando um suprimento, ou, se necessário, retirar um valor da gaveta através de uma sangria. Ao final do turno, é possível realizar o fechamento de caixa, registrando os valores apurados no dia.
Também é possível escolher o vendedor para a venda, o que é importante caso o sistema esteja configurado para gerar comissões automaticamente. O operador também pode incluir uma tabela de preços, caso haja alguma cadastrada no sistema, para fazer alterações nos valores da venda.
No campo de pesquisa, o operador pode digitar ou usar o leitor de código de barras para adicionar os produtos à venda. Caso precise de uma busca mais detalhada, é só apertar F4 para visualizar todos os produtos cadastrados no sistema. Para adicionar o produto à venda, basta clicar duas vezes sobre ele.
No campo quantidade, o operador pode digitar a quantidade desejada. Por exemplo, se o cliente estiver levando duas unidades, basta digitar “2” e apertar Enter. O produto será adicionado à venda. O operador pode lançar quantos produtos forem necessários.
Ao lado de cada produto, existe um botão Ações, que oferece as opções de Alterar Vendedor, Alterar Quantidade, Aplicar Desconto ou Acréscimo e Cancelar Item, caso necessário.
Quando a venda estiver concluída, o operador pode clicar em F5 para finalizar. Em seguida, o sistema pedirá para informar o valor recebido. Após isso, o operador deve indicar a forma de recebimento, que pode ser dinheiro, cheque, cartão de crédito, débito, entre outros.
Se o pagamento for parcial, por exemplo, o operador pode registrar um valor de R$ 5 em dinheiro e deixar o restante em outro meio de pagamento, como cartão de crédito. O sistema ajusta automaticamente o valor restante.
Após concluir a venda, o sistema oferece três opções:
Imprimir o pedido do cliente ou iniciar um novo pedido.
Emitir o cupom eletrônico do cliente.
Emitir a nota fiscal eletrônica (NFC-e) do cliente. Para emitir a NFC-e, é necessário ter o certificado digital A1 configurado no sistema.
Lembre-se de que o módulo PDV também tem uma versão offline que pode ser instalada no computador. Você pode baixar o instalador do PDV offline diretamente no seu painel de administração.