No menu Ordem de Serviço, é onde eu consigo registrar os serviços prestados pela minha empresa, por exemplo, uma oficina ou uma loja de assistência técnica. Então, é só clicar aqui em Ordem de Serviço e já aparece a listagem das OS (Ordens de Serviço) que eu tenho registradas no meu sistema. Eu posso buscar uma OS aqui no campo, digitando o número dela ou o código, e também posso fazer uma busca mais completa, clicando em Adicionar Filtro.
No botão Ações, eu tenho algumas opções aqui, como, por exemplo, editar a OS. Também posso imprimir um cupom ou um documento em A4 para registrar isso dentro da minha empresa, ou deixar um documento salvo. Ou posso mandar também para o cliente.
Aqui em cima, posso cadastrar uma nova OS. Primeiramente, ele pergunta ao cliente que faz parte do serviço que estou prestando. Aqui, vamos informar qual funcionário vai ser encaminhado para essa OS e uma data para o agendamento. Posso colocar uma data específica que eu quero que seja realizada a tarefa.
Aqui, temos a situação da OS: se está em andamento ou concluída. No caso, eu configuro uma situação de aguardando, mas posso também cadastrar outras situações dentro do meu sistema.
Caso um produto esteja sendo trabalhado no serviço, posso cadastrá-lo no meu sistema e adicioná-lo ao serviço que estou prestando. Se tiver número de série, posso configurá-lo para manter um registro.
No campo Motivo, informo o que aconteceu com o produto, qual foi o defeito, enfim, vamos especificar o que ocorreu. Abaixo, temos o campo Tarefa, onde informo o que o funcionário deve fazer no produto. Por exemplo, se a tela do celular está quebrada, a tarefa será “trocar a tela de celular”.
Também posso informar o tempo que espero que a tarefa seja concluída. Por exemplo, para trocar a tela de celular, posso definir que o tempo esperado é de 5 minutos. Assim, fica registrada a tarefa corretamente.
Nesta OS, posso vir aqui e clicar em Salvar, ou posso também salvar e adicionar produtos. Se clicar nesta opção, ele vai salvar a OS, mas permitirá que eu informe mais produtos que poderei utilizar durante a execução da OS. Por exemplo, se estou trocando a tela de celular, vou precisar de uma tela nova, então, vou registrar a tela no meu sistema, com a quantidade e o preço que vou cobrar depois do meu cliente.
Dessa forma, fica um registro do produto para que eu possa cobrar o cliente pelo produto além do serviço realizado, já que o produto foi retirado do meu estoque.
Uma vez que a tarefa seja concluída, você pode abrir a OS, clicando duas vezes sobre ela, e alterar a situação para concluída, salvando em seguida. Assim, a OS ficará concluída e não ficará mais em aberto. Ela já foi finalizada, e você pode continuar registrando novas OSs no sistema.
No menu Ordem de Serviço, também temos as situações da OS. Como mencionei antes, você pode cadastrar mais situações diferentes para registrar no campo de OS. Se eu criar uma nova situação, posso escrever o nome da situação, definir uma ordem e marcar se ela estará ativa ou não.
Aqui, também temos algumas opções: quando uma OS estiver finalizada, não poderá mais sofrer alterações, se eu marcar essa opção. Isso significa que, uma vez que eu coloque essa situação na OS, ela ficará como concluída e não poderá mais ser editada. Também posso escolher se quero notificar o cliente por e-mail quando a OS entrar nessa situação. Se ativar essa opção, o cliente receberá por e-mail uma notificação de que a OS dele se encontra na situação em questão.
Se precisar de mais ajustes ou explicações, me avise!