No menu Financeiro, temos as opções sobre boletos. Caso seu cliente trabalhe com impressão de boletos, ele pode realizar essa impressão na seção Contas a Receber, onde encontrará as parcelas do cliente. Ele pode gerar os boletos por lá e aqui terá algumas opções para trabalhar com essa função.
Começando com a impressão de boletos, conforme ele gera os boletos nas Contas a Receber, ele pode vir a esta tela para imprimir ou reimprimir os boletos que já estão registrados no sistema. No meu caso aqui, posso escolher o cliente e a conta bancária. Assim, posso visualizar os boletos que já imprimi anteriormente e, então, escolher o boleto desejado para a impressão. O processo é bem simples.
Além disso, o sistema Velo trabalha com arquivos de remessa e retorno. Quando você configura a conta bancária para emitir boletos, o seu cliente gera os boletos no sistema Velo e, com isso, precisa seguir uma rotina para gerar a remessa no sistema, para importar o arquivo de remessa no sistema bancário dele. Para isso, ele deve clicar em Remessa de Boletos no menu Remessa.
Ele poderá então escolher os boletos que estão em aberto, ou pode selecionar todos os boletos clicando na opção “Marcar todos” aqui em cima. Depois, ele clica em Gerar. Ao clicar em Gerar, ele irá baixar um arquivo no formato TXT. Esse arquivo deve ser baixado e importado para o sistema bancário dele, que tem um sistema próprio para importar o arquivo. Esse arquivo de remessa contém todos os dados dos boletos do seu cliente.
Ao importar a remessa no sistema bancário, o banco vai validar essas informações e liberar o pagamento dos boletos. Após um tempo, o sistema bancário gerará o arquivo de retorno, que também será um arquivo no formato TXT. O seu cliente deve baixar esse arquivo e, em seguida, importá-lo aqui no sistema Velo, no menu Conciliação de Boletos.
Dentro deste menu, ele vai clicar no botão Selecionar Arquivo e buscar o arquivo de retorno do sistema bancário dele para realizar a importação aqui dentro. Esse arquivo vai conter as informações dos boletos que ele já havia importado do banco. Porém, desta vez, ele vai confirmar com o retorno se os boletos já foram pagos ou não.
Essa informação será atualizada automaticamente dentro do sistema Velo. Caso o arquivo de retorno contenha boletos já pagos, o sistema confirmará isso e realizará a quitação das parcelas do seu cliente nas Contas a Receber.