O menu Vendas permite que você configure prazos de recebimento para poder dividir as contas do seu cliente, além de novas formas de recebimento.
Começando pelo Prazo de Recebimento, você pode incluir tipos de parcelas, a quantidade de parcelas, juros, entre outros detalhes que seu lojista pode trabalhar no sistema Vela. Já existem alguns prazos cadastrados, e você pode clicar em Novo Prazo para configurar novas opções de parcelamento para a conta do seu cliente.
Primeiro, você deve informar o número de parcelas que deseja configurar. Por exemplo, seis parcelas. Depois, você pode definir a repetição do pagamento e o intervalo de dias, como, por exemplo, mensal. Ao fazer isso, o sistema já criará as parcelas automaticamente para você. Você também pode clicar em cada parcela para editá-la conforme necessário. Por exemplo, se quiser alterar o nome de uma das parcelas, você pode fazer isso diretamente.
Aqui em cima, você pode configurar a primeira parcela programada, definindo em quantos dias ela deverá ser paga, como por exemplo, 30 dias. Além disso, é possível configurar também os juros, caso deseje. Você pode determinar a taxa de juros em porcentagem e se ela será simples ou composta.
Voltando ao menu Vendas, em Formas de Recebimento, você pode cadastrar ou editar os meios de pagamento que aparecerão na parte de finalização da tela de pedido. Já existem algumas formas de pagamento padrão do sistema Vela (do 1 ao 8), e os demais que estão listados abaixo foram configurados anteriormente na minha conta de teste. Para cadastrar uma nova forma de pagamento, basta clicar em Nova Forma de Recebimento.
Na tela de cadastro, você deve informar o nome da forma de recebimento e definir se ela está ativa ou não. No código de NFC, você irá informar o meio de pagamento que aparecerá na impressão do cupom/nota. Também será possível determinar se esse meio de pagamento pode ser utilizado para a quitação de parcelas de crediário.
Você pode exigir a definição de um cliente caso ele deseje usar essa forma de pagamento. Além disso, você pode vincular as parcelinhas que cadastrou previamente no menu de prazo de recebimento. Ou seja, se desejar permitir parcelamento, você pode associar a quantidade de parcelas de acordo com a configuração da loja, seja uma vez, duas vezes, cinco vezes, ou conforme as condições de parcelamento do cliente.
Uma vez que todas as configurações estiverem completas, basta clicar em Salvar. Com isso, a forma de pagamento será salva e aparecerá automaticamente na tela de finalizadores de pedido, tanto no PDV online quanto offline.