No menu Estoque, a opção Trocas e Devoluções permite registrar devoluções ou trocas de produtos que o cliente trouxe de volta para a loja, gerando um crédito para o cliente, que pode ser utilizado em uma próxima compra.
Aqui está como funciona o processo:
Registro de Devolução:
Ao clicar em Nova Troca, o sistema solicita o tipo de troca. Você pode escolher registrar a troca através de:
Número do pedido
Número do cupom
Nota fiscal
Em seguida, você pode adicionar os produtos devolvidos e as quantidades que o cliente está retornando. O sistema então retorna o estoque dos produtos devolvidos.
Crédito para o Cliente:
Após adicionar os itens devolvidos, você informa o cliente que está realizando a devolução.
O valor total da devolução será gerado como crédito para o cliente, permitindo que ele utilize esse valor na próxima compra. Esse crédito fica disponível para o cliente usar posteriormente.
Nota de Entrada:
O sistema pergunta se você quer gerar uma nota de entrada para registrar a devolução do produto ao estoque. Isso é importante para documentar a entrada do item na loja, especialmente se uma nota de saída já foi gerada na venda original.
A escolha de gerar ou não a nota de entrada fica a critério do usuário.
Consulta e Utilização do Crédito:
Após salvar a devolução, ela aparece na listagem. Clicando duas vezes nela, você pode visualizar os detalhes da devolução, incluindo o código gerado.
Este código pode ser utilizado no PDV (ponto de venda) quando o cliente for realizar uma nova compra. O caixa pode usar o código da devolução para baixar o crédito gerado e o cliente só pagará a diferença caso o valor da nova compra seja superior ao crédito da devolução.
Esse processo facilita a gestão de devoluções e trocas, garantindo que o cliente tenha o crédito adequado e que o estoque seja ajustado corretamente. Além disso, o controle do crédito também é eficiente para facilitar o processo na próxima compra do cliente.